quinta-feira, 17 de março de 2016

Terapia para perder o medo... (de perder o medo)

Parece um paradoxo mas, existem pessoas que sentem medo de perder o medo!. Não é sobre medo de baratas, aranhas, avião ou qualquer outro que escrevo aqui mas, sobre o mecanismo inconsciente que percebo em parte das  pessoas que me procuram com o objetivo de aliviar medos e fobias

A fim de ilustrar o que acontece, partirei da premissa de que só se pode sentir medo de situações futuras. Não é possível sentir medo do que já aconteceu (passado) ou do que está acontecendo agora (presente) mas, do que pode vir a acontecer (futuro). Quem sente medo de aviões, por exemplo, não sente o tempo todo mas, quando a viagem de férias se aproxima. Nessa alternância entre o presente e o futuro  o inconsciente causa a falsa impressão de que o medo é uma proteção natural e instala o paradoxo.

Funciona assim:
João teme voar e procura terapia com o desejo eliminar o medo (presente)
Percebe que ao perder o medo entrará dentro de um avião  (futuro)
Sua mente entra em conflito porque fará algo (futuro) que sente medo (presente; a terapia ainda não resolveu o problema). João acredita inconscientemente que o medo é uma espécie de proteção e, portanto, é perigoso perde-lo (alternância entre presente e futuro).

Quando o paciente apresenta uma motivação maior que o medo esse problema fica diluído. Além de aumentar a motivação, o terapeuta pode fracionar o medo em pequenas partes e solucionar uma a uma. Da mais simples para a mais complexa, respeitando os recursos de superação que o paciente possui.

As pessoas acreditam que é bom sentir medo porque ele nos protege contra as situações perigosas. Eu digo que medo não é proteção. Explico no próximo. Até lá




Nenhum comentário:

Postar um comentário